Neste teor mostrei o que é persona ou avatar para você saber exatamente por onde encetar a sua divulgação.
O que é persona ou avatar?
Buyer persona é o nome oferecido ao público que o mercado digital visa atingir. A tradução literal de buyer persona é “cliente comprador”. Porém, no mercado digital, esse termo é traduzido porquê “cliente ideal” e, para encurtar, pode ser chamado exclusivamente de persona ou avatar.
Essa é a caracterização de um comprador do seu resultado ou serviço. São representações das pessoas para quem você direciona e cria seu marketing de teor. Com isso, é verosímil atingir melhor os objetivos iniciais do seu resultado ou serviço.
Fabricar uma persona é ter a teoria clara e real de quem são seus clientes em potencial, no que eles se interessam e o que procuram. Com essas informações, você consegue encontrar um tom ideal para a interação com as pessoas e pode até mesmo pensar em ferramentas e um design mais atraentes para elas, porquê cores e imagens.
E aí, tá gostando deste Artigo? Quer aprender mais coisas 100% de graça e em vídeo? Eu tenho um canal no YouTube, e lá eu ensino coisas que só se acha em cursos pagos. E aí, bora se inscrever e aprender mais? Então segue o canal do Youtube aqui: Inscrever no Youtube
Mas aliás, com informações mais específicas sobre o seu verosímil cliente, você conseguirá desvendar as dores e os medos das pessoas. Assim, pode disponibilizar possíveis soluções e ajudá-las a resolverem alguns de seus problemas.
Público-fim
Curtiu o conteúdo? Quer ficar por dentro de mais dicas exclusivas e totalmente gratuitas? Siga-me no Instagram! Lá, eu compartilho insights valiosos e conteúdos que você não vai querer perder. Vamos juntos nessa jornada de aprendizado? Siga agora: Seguir no Instagram
O público-níveo é uma representação ampla dos clientes que você visa ter. Ou seja, ele é constituído por um segmento da sociedade que tem características em geral.
Para definir o público, é generalidade utilizarmos critérios sociodemográficos, uma vez que:
- Instrução
- Classe social
- Sexo
- Idade
- Nacionalidade
- Profissão
Aliás, é provável também usar critérios geográficos, por exemplo:
- Localização (rústico/urbana, litoral/interno).
Logo, um exemplo de público-mira seria:
Quer saber como ter resultados como esse? então clica aqui e comece hoje mesmo!
Varão, entre 25-35 anos, classe média, brasiliano, mora no interno de Minas Gerais, formado em recta, trabalha em uma empresa de advocacia, mas procura recolocação profissional.
Persona (avatar)
Já a persona, além dos dados geográficos e sociodemográficos que também estão no público-objectivo, apresenta outros critérios voltados para informações psicográficas.
Logo, teremos as informações sociodemográficas:
- Nome
- Sexo
- Idade
- Classe social
- Nacionalidade
- Localização
- Escolaridade
- Profissão
Mas também é necessário ter características comportamentais, por exemplo:
- Gostos pessoais
- Sensibilidade a preços de serviços e produtos
- Qualidade desejada em um resultado ou serviço
Aliás, há os critérios psicográficos:
- Personalidade
- Estilo de vida
- Valores morais
Assim, a persona poderia ser:
Caio, varão de 29 anos, classe média, brasílio, mora no interno de Minas Gerais, em São João Del Rey. É formado em recta, trabalha em uma empresa de advocacia, mas procura recolocação profissional. Gosta de cozinhar e tem vontade de se destinar mais a isso. Nos finais de semana, sempre convida os amigos e prepara jantares para todos. Por ser de classe média, não compra produtos muito caros, mas prefere investir mais moeda se o material for de qualidade melhor. Ele é risonho e está sempre rodeado de pessoas.
Perceba que pensar em estratégias de marketing para alguém que você tenha mais informações faz com que seu teor seja melhor direcionado e mais útil para as pessoas. Assim, você consegue ter resultados mais eficientes do que se pensasse unicamente em um público universal.
Sabendo disso agora você já consegue definir quem é o seu público ideal para comprar seus produtos.
Boas vendas
Deixe um comentário