O Dicionário do Markeitng digital

Tempo de leitura: 11 minutos

Opa nesse artigo estarei falando sobre alguns termos que para alguns iniciantes parecem ser muito complicados de se entender. e se você tinha dúvidas sobre algumas siglas que ouve por aí então esse artigo pode te ajudar a esclarecer.

Compartilha esse artigo com aquele amigo que ta começando no marketing digital para ajuda-lo.

Aprenda a Criar vídeos sem aparecer e ganhar comissões trabalhando no youtube tudo passo a passo, ensinado em video aulas acesse aqui Pulo do gato

CPC (Custo por Clique)

Método de cobrança de anúncios no qual o valor a ser pago depende do número de cliques realizados. É utilizado, por exemplo, pelo Google Adwords e Facebook Ads.

CPA (Custo por Aquisição)

Outro método de cobrança de anúncios, porém calculado com base nas conversões realizadas (por exemplo, número de vendas).

CRO (Conversion Rate Optimization)

Descubra como Trabalhar em casa através da internet no mais completo e melhor passo a passo ja criado em video aulas até hoje. Clique aqui

É a otimização de taxa de conversão, um conjunto de estratégias que visa aumentar o percentual de conversões no website (como por exemplo, vendas ou leads gerados).

CPL

Esse dado se refere ao Custo Por Lead para a sua empresa. Isso é muito importante para o custo de aquisição do cliente e é uma métrica que os profissionais de marketing devem ficar atentos.

CRM (Customer Relationship Management)

É a gestão do relacionamento com o cliente. Em geral, quando se fala em CRM, as pessoas referem-se também aos software que oferecem soluções completas de gestão de relacionamento. Essas plataformas trabalham desde a catalogação de informações até o atendimento pós-venda.

CTA (Call-To-Action)

É uma chamada para ação, ou seja, uma ordem que incentiva o usuário a tomar uma determinada medida, como clicar em um link, baixar um material ou fazer a inscrição para um evento.

Quer saber como ter resultados como esse? então clica aqui e comece hoje mesmo!

CTR (Click Through Rate)

Refere-se à porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada à sua página da web.

CPM

Essa é outra maneira de pagar por anúncios patrocinados, representando o “Custo Por Mil impressões”. Isto é, a cada mil vezes que o anúncio é exibido, o anunciante paga uma quantia específica. Essa alternativa de investimento faz sentido principalmente para empresas que já têm uma estratégia de marketing bem desenvolvida e grande fluxo de visitantes.

Criativos

Além de ser um adjetivo bem peculiar das pessoas que têm ideias brilhantes, nesse caso, criativos são as artes de anúncios criadas no Facebook e Instagram otimizados para a exibição em dispositivos móveis e computadores. De qualquer forma, é sempre bom um pouco de criatividade para criar anúncios que dêem resultado.

Lead

Uma pessoa ou empresa que demonstrou interesse em um dos seus produtos. Talvez eles tenham preenchido um formulário, se inscrito em um blog ou compartilhado suas informações de contato em troca de um conteúdo. A geração de leads é uma parte crítica da jornada de um cliente em potencial para se tornar um cliente real.

Frequência

Periodicidade com que uma tarefa é executada, como a atualização de um blog ou as postagens de redes sociais.

Tráfego

Volume de visitas/acessos, que um website recebe. O tráfego pode ser orgânico ou pago.

Conteúdo viral

Este termo é usado para descrever um conteúdo que se tornou muito popular na internet por conta do compartilhamento. Muitas vezes, as pessoas não sabem que uma peça que estão criando será viral até que ela realmente o faça, o que geralmente é lamentável se for particularmente embaraçoso.

Upsell

No Marketing Digital, Upsell é uma estratégia de vendas. É a ação de oferecer ao comprador, uma determinada solução/produto, assim que ele realiza uma compra.

URL

Sigla para “Uniform Resource Locator”, que em português significa “Localizador Uniforme de Recursos”. Geralmente chamado também de domínio, segue uma estrutura que engloba, dentre outros fatores:  protocolo, domínio, porta, caminho, recurso.

Inbound Marketing

Considerado por muitos como o novo marketing, foca em atrair os clientes gradualmente até a marca e seus serviços (por meio da publicação de conteúdo relevante) ao invés de interromper os consumidores no seu dia a dia. Para isso, usa estratégias de marketing digital e trabalha em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

ROI (Return on Investment)

Em português, Retorno sobre Investimento. É a relação entre a receita e os gastos quando se trata de marketing. Por exemplo: uma campanha com R$ 100 de investimento e retorno de R$ 500 apresenta um ROI de 500%.

 

SEM (Search Engine Marketing)

É o conjunto de estratégias com a finalidade de promover um site nas buscas do Google, Bing, Yahoo!, etc. Engloba tanto a parte de Links Patrocinados (Google Adwords, por exemplo) como SEO (busca orgânica).

SEO (Search Engine Optimization)

É a prática de preparar um website para ser rapidamente, facilmente e devidamente indexado pelo Google ou outros motores de busca. Por meio de estratégias de SEO, um site pode conquistar uma melhor posição nas pesquisas, obtendo mais tráfego vindo das buscas orgânicas.

SERP (Search Engine Results Page)

Página que contém os resultados de uma pesquisa em ferramenta de busca, como o Google.

Algoritmo

Utilizado para definir qual tipo de conteúdo será entregue aos usuários das redes sociais.

Eles facilitam a automatização por meio de um conjunto de regras capazes de solucionar diferentes questões.

Simplificando, é semelhante a uma receita de bolo, onde através da sequência de instruções, a máquina realize tarefas para nós.

  • Backlink

É quando um site é referenciado em sites de terceiros por meio de links. Quando por exemplo, seu blog é citado em outro de autoridade e reputação elevada, por meio de um backlink, ele apresenta mais condições de alcançar posições de destaque na busca do Google.

Google Adsense

Termo que se refere a uma ferramenta do Google que monetiza sites e blogs por meio da exibição de anúncios, conforme o número de cliques que ele recebe.

 

Google Adwords

Instrumento do Google para a criação de campanhas publicitárias vinculadas aos resultados de busca.

 

Google Analytics

Serviço do Google que atua como uma ferramenta de análise em relação ao tráfego de um site.

Squeeze page

Uma modalidade de landing page usada especificamente para captação de emails de potenciais clientes (geração de leads).

Teste A/B

Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Por exemplo: você pode enviar dois e-mails com assuntos (títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura.

Pay-per-click (PPC)

Método de cobrança de anúncios, que consiste em cobrar o anunciante a cada clique dado pelas pessoas que foram impactadas pelo anúncio.

Long tail keywords

São as palavras-chave de cauda longa, que representam termos de pesquisa mais específicos. Sofrem menos concorrência tanto na busca orgânica como nos leilões de palavras-chave para quem trabalha com links patrocinados. Por exemplo: em vez “sapato feminino”, poderia ser utilizado o termo “sapato de salto alto vermelho”.

Lead scoring

Sistema de pontuação que classifica os leads de acordo com seus comportamentos. É usado para analisar se um lead é ou não qualificado (como por exemplo, para receber uma oferta de produto).

Black hat

Conjunto de práticas de SEO consideradas antiéticas. Têm a finalidade de posicionar bem um site nas ferramentas de busca, como o Google.

Banner

São os tradicionais anúncios em forma de imagem veiculados em sites, blogs ou portais de informações. Em geral, o dono do site cobra um valor para que a empresa anunciante divulgue seus produtos e serviços. Também pode ser usado pelo próprio dono do site para conduzir o visitante a páginas específicas.

E-book

Termo se refere a versão digital do livro. É um tipo de material considerado rico e relevante no Marketing de Conteúdo.

 

E-commerce

É o comércio eletrônico. Por meio de uma loja virtual, é possível vender para o público e estabelecer um relacionamento mais próximo com a audiência, com estratégias de Marketing Digital.

Checkout

Em Marketing Digital, o checkout se refere a pagamento. Ele se trata exatamente da página de pagamento daquele produto, item ou objeto que o cliente está comprando.

DNS

São os populares servidores de internet. É por meio do DNS que se direciona assertivamente os visitantes até o site respectivo.

 

Domínio

Se trata do endereço de um site, ou seja, o que será digitado para que o site seja encontrado.

Conversão

Métrica para avaliar a quantidade de vendas obtidas. Também é capaz de mensurar ações bem-sucedidas em relação ao cadastro em um newsletter, ao download de e-books e materiais ricos, etc.

Autorresponder

Sistema automatizado de envio de mensagens, geralmente utilizado via e-mail ou Facebook. Com um autorresponder configurado, cada lead (prospecto) que se cadastra na sua lista de e-mails recebe uma série de e-mails automáticos pré-programados, sem que você precise disparar a cada pessoa individualmente.

API

Sigla para Application Programming Interface. Representa o conjunto de padrões de programação usado para integrações de softwares.

Bot

Abreviação de “robot”. Em automação de vendas, o bot é uma eficaz ferramenta capaz de executar tarefas cotidianas, como por exemplo obter dados de uma página ou site, relacionar informações, etc.

Bounce

É uma métrica capaz de medir o índice de rejeição no recebimento em e-mails. Indica o número de leads que desistem da execução de uma determinada ação de marketing.

O Bounce pode ser de dois tipos:

  • Soft bounce:  ocorre quando o usuário não recebe o e-mail devido a fatores como servidor fora do ar ou falta de espaço em sua caixa de entrada;
  • Hard bounce: quando o endereço está inativo e já não pode mais receber e-mails.

Guest Post

Quando o autor do site A, convida o autor do site B para trocarem um artigo. Ou seja, o autor do site A vai escrever um post para o site B, e o autor do site B vai escrever um post para o site A. Dessa forma eles trocam publicações e conseguem redirecionar o público para as respectivas plataformas.

Hashtag

O uso de palavras-chave em redes sociais sendo antecedidas pelo símbolo # ou como é mais conhecido, jogo da velha. Ajudam na busca de conteúdos e na categorização dos mesmos.

HTML

Linguagem concebida na década de 90 por Tim Berners Lee que ajuda na construção do desenvolvimento de Websites.  Se trata de uma sigla para “Hypertext Markup Language”, que em português tema a tradução de Linguagem de Marcação de Hipertexto.

Keyword (palavra-chave)

É a palavra-chave usada em um determinado conteúdo.

Métricas

Tem como objetivo, mensurar resultados das estratégias adotadas.

Isca digital

Se refere ao fato de “pescar” o potencial cliente, oferecendo a ele um brinde ou presente, geralmente um Infoproduto. Em troca, ele deve assinar uma lista de e-mail, por exemplo.

HTTP

Aqui temos uma sigla para o termo “Hypertext Transfer Protocol”, ou “Protocolo de Transferência de Hipertexto” em português.

SEO on page

Esse tipo de SEO é baseado apenas nos elementos do HTML para garantir que as partes principais de uma página específica, como conteúdo, tag de título, URL e tags de imagem incluam a palavra-chave desejada, com o objetivo de ajudar na melhor classificação da página nos mecanismos de busca.

SEO off page

Refere-se aos fatores externos que afetam a forma pela qual uma página é indexada nos resultados da pesquisa. Elementos como link building e redes sociais desempenham uma função essencial na SEO off page.

Ainda que seja uma ferramenta poderosa, essa opção de otimização está fora do controle de um profissional de marketing. Mas como sempre existe uma solução, crie conteúdo útil e consistente, pois isso aumentam as chances dos usuários compartilharem.

YouTube

O YouTube é um site de compartilhamento de vídeos no qual os usuários podem fazer upload, compartilhar e visualizar vídeos. Criado por três ex-funcionários do PayPal, hoje em dia é uma rede social operada como subsidiária do Google. O YouTube é o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo e se você chegou até aqui, provavelmente vai dar uma distraída na mente com algum vídeo engraçadinho da plataforma, não é mesmo?

Depois de conhecer esses termos agora você está mais preparado para o mercado digital e para trabalhar com marketing digital.

compartilha o artigo com quem você queira ajudar, e até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *